terça-feira, 9 de setembro de 2008

INTERNET


INÍCIO DA INTERNET

A Internet iniciou-se na Guerra Fria, onde o objetivo dessa inovação era poder guardar informações de guerra, sem o perigo de perder por alguma destruição, e a possibilidade de desenvolver projetos e técnicas, com certa facilidade rapidez, driblando assim o problema da ausência física. Em 1969, com a criação da Arpanet, foi inaugurada a primeira mensagem online, iniciando a prática dessas.
Essas práticas começaram a ser executadas em Universidades, surgindo o e-mail em 1972, e no ano seguinte, o início das conexões internacionais.
O desenvolvimento cresceu a cada época, principalmente entre a década de 70. Surgiam demais redes paralelas, algumas aliando-se com a Arpanet.
Em 1982, surge o TCP/IP, protocolo padrão de rede. No ano seguinte, surge uma separação entre a parte militar dos demais, formando uma outra rede. Assim começam a surgir demais domínios como o .gov, ou .org. Muda-se o nome da rede para Internet, e em 1990, a Arpanet, deixa de existir.
Para que a Internet seja possível a todos, foi necessário desenvolver o Protocolo de rede, sendo uma forma de comunicação entre computadores. Um exemplo,é a criação do www. , criado por um grupo de cientistas, para tentar facilitar a navegação, afinal no seu início somente pessoas especializadas na área podiam navegar.
Com a explosão de pessoas utilizando esse método, as navegações começaram a ser feitas de diversos lugares, inclusive de faculdades, escola e até mesmo residências, sendo suportadas somente por linhas telefônicas. Com o demasiado aumento de usuários surgiu uma rede com mais suporte, os provedores.
A Internet passou a ser um fenômeno de massa, devido a quantidade de usuários conectados, além de ser uma tecnologia barata e que traz enormes benefícios.
No final do século a Internet garante enormes taxas de crescimento, e grandes desenvolvimentos aos negócios. Possibilitando um grande avanço para todos.
O que é novidade hoje, amanhã poderá ser apenas uma lembrança ou tornar-se uma idéia bem sucedida. É muito difícil se prever exatamente como será o futuro da Internet, mas uma coisa é certa: a Rede terá um impacto cada vez maior na sociedade, em todo o mundo.

Nenhum comentário: