terça-feira, 9 de setembro de 2008

Resenha do filme: "TEMPOS MODERNOS"


O filme "Tempos Modernos ", retrata a história de um operário, Carlitos, em meados da década de 30, anos após a crise de 29, nos Estados Unidos, que trabalha em uma indústria, executando trabalhos repetitivos, por exemplo, apertar parafusos. Essa linha de montagem, como era conhecido esse serviço, torna-se uma característica da "modernidade" e do "capitalismo". Carlitos devido ao emprego, acaba ficando enfermo, e internado, afastando-se do cargo.
Ao tentar voltar ao mercado de trabalho depara-se com uma sociedade e uma economia abalada, com a crise de 29. Surge um enorme aumento da miséria e do desemprego, onde indústrias e bancos acabam em falência, e uma população cada vez mais revoltada com toda a situação, dando espaço para o surgimento do comunismo.
Carlitos necessitava de outro emprego, porém enfrentava uma realidade imposta pela modernidade: Sabia apenas executar um único serviço aprendido anteriormente, e na realidade as tarefas eram todas especializadas. Com esse surgimento das máquinas, essas substituem a mão-de-obra, e os operários acabam sendo marginalizados..
Após várias tentativas, Carlitos consegue empregos como o de segurança, que logo depois é despedido por não impedir um assalto. Em meio a tantas complicações, conhece uma jovem órfã, que necessita cuidar de si e de suas duas irmãs mais novas, e acaba apaixonando-se por ela. Enfrentam vários desafios para ficarem juntos, inclusive prisões. Ele por ser considerado comunista, e ela por roubar comida. Logo após conseguem um emprego em um café, onde ela é uma dançarina, e ele garçon-cantor, e descobre um enorme talento que cativa a todos da platéia.
O filme além de ser uma comédia fantástica e de ser um grande marco no cinema mundial, retrata principalmente as críticas de Carlitos a sociedade industrial e as técnicas modernas. Mostrando que o emprego deixou de ser prazeroso, quanto sua apresentação, para um trabalho rotineiro, cansativo, comparado as críticas feitas hoje em nossa sociedade.

10 comentários:

Stéfanie disse...

Oiii Maruska
Está lindo seu Blog,
Mto bom seus textos
Mnha Jornalista Preferida...:)
Adoro Vc

Bjusss

Alexandre Paim. disse...

Entrei aqui pela resenha do filme, mas o que mais gostei foi da jornalista. rsrsrsr.

Espero que tenha sucesso em sua carreira.

Visite o blog. alexandrepaim.blogspot.com

Rafaella Oliveira disse...

o filme e otimo e seu resumo mim ajudou bastante no meu trabalho da universidsade =)

Unknown disse...

Gostei muito do seu Blog..
Sou estudante de Com. Social - Publicidade e Propaganda, e estava justamente procurando a resenha do filme, quando encontrei seu blog entre os resultados de busca. Agora o Blog já está em "Meus favoritos"!!
Bjoka!!

Natalia Vieira disse...

Oi Maruska, o blog é realmente lindo, porém, vc deve ter mais cautela ao escrever os seus textos. Que tal chamarmos, este, por exemplo, de um resumo do filme Tempos Modernos ao invés de resenha????
Beijos querida

Unknown disse...

adoreii seu texto do filme tempos modernos e com ele eu tirei uma bela nota.
muito obrigada por fazer um otimo texto

Nay disse...

Gostei muito do blog. Entrei aqui pra olhar a resenha do filme, sou estudante de Administração.

Xeru**

Marjorie disse...

Adorei seu texto.
Você tem umbelo futuro como jornalista, parabéns!

beijos,

Marjorie Ferreira

Renan disse...

estava procurando uma inspiração para fazer uma resenha crítica deste filme: "TEMPOS MODERNOS", então achei esse link no google xD
escreves muito bem!me passou justamente a impressão que eu tenho do filme, como um marco da transição de um trabalho quase que escravo para um trabalho "livre". Parabéns pela síntese
:P

Unknown disse...

Voce esta de parabéns pela retratação do filme abraços