segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Marketing Politico (trabalho interdisciplinar - Banner)


Marketing Político

São recursos utilizados na troca de benefícios entre candidatos e eleitores, ou seja, as promessas, as vantagens do candidato e as linhas de comunicação. Ele vem se consolidando cada vez mais como peça fundamental, no processo eleitoral.O objetivo é mostrar como o marketing político influência o eleitor, entendido como esforço planejado para cultivar a atenção, o interesse e a preferência de um mercado de eleitores. É o caminho indicado e seguro para o sucesso de quem deseja entrar na política.

CandidatoA imagem planejada de um candidato deve conceituar adequadamente sua maneira de se vestir, suas declarações e suas ações.Definida a personalidade, ela deve ser colocada dentro de um contexto de organização (o partido). O candidato deverá limpar a sua marca (o seu nome).

Campanhas EleitoraisDeixaram de ser intuitivas e se tornaram racionais, abandonando o amadorismo, para se tornar profissional. Palpites gratuitos deram lugar à pesquisa. Surgiram slogans, estratégias e novos conceitos.Um bom candidato necessita de um bom Marketing- Definir os segmentos dos eleitores;- Analisar os concorrentes e seu perfil político, escolher uma estratégia de marketing adequada;- Preparar um bom plano e um eficiente cronograma;- Conseguir um sólido esquema de financiamento;- Formar uma ampla base de alianças;- Realizar periódicas avaliações de desempenho;- Convergir os enfoques, os apelos e os materiais para um mesmo ponto;

Marketing Político x Sociedade - EleiçãoO sucesso de um político, na sociedade depende diretamente da repercussão positiva de sua imagem no cenário público. Na hora de colocar em prática o marketing político, toda mensagem precisa ser planejada, os discursos (a tonalidade, as palavras utilizadas, a expressão...). A imagem constitui uma referência na política e na sociedade.Em períodos de disputas eleitorais, até mesmo a escolha dos candidatos é direcionada de acordo com fatores de caráter publicitário, além de capacidade administrativa e experiência política, os partidos tomam como referência também atributos pessoais, como o carisma e identificação popular na indicação de seus candidatos, da mesma forma que os eleitores fazem suas escolhas políticas.O eleitor precisa votar com consciência, sabendo exatamente quem você elegerá para depois cobrar do eleito as promessas de campanha.Avalie o candidato, o seu passado, sua competência e seu compromisso com a comunidade.Analise se as propostas são viáveis, úteis para a população e se ele é realmente um sério candidato. Busque entender qual o Marketing Político utilizado

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