domingo, 23 de novembro de 2008

Resenha do filme: EQUILIBRIUM



FILME: EQUILIBRIUM




No século XXI, logo após a 3ª Guerra Mundial,a sociedade vivia em uma situação tensa, devido ao medo de uma nova guerra.
Período de Regime totalitário, foi criada uma Lei, o “ Clero Grammaton”. O objetivo desse clero, liderado por um “Pai”, era erradicar a capacidade dos humanos de sentir, justificando que essa seria a causa de um próximo conflito. Nesse Estado totalitário, pe decretado que todos devem tomar uma “fórmula” que controla o nível emocional das pessoas. Assim deixam de ter emoções e tornam-se praticamente robôs.
Preston, protagonista do filme, é responsável por eliminar e punir as pessoas que possuem sentimentos, e punir principalmente as obras de arte, considerados objetos de puro sentimento e expressão. Um exemplo disso é a destruição do quadro de Monalisa.
Toda a história se desenvolve, a partir do momento que Preston deixa de tomar seu dosador emocional, passando a sentir,e perceber o quanto essa sensação é boa e o faz bem. A partir daí, começa a questionar as regras do Clero.
Podemos citar um outro exemplo, quando em um determinado momento do filme, animais também são classificados como ofensores, em uma dessas punições, Preston evita que um cãozinho seja sacrificado com os demais, demonstrando assim emoções e despertando a desconfiança de seu grupo. Iniciando assim uma nova luta.
O filme Equilibrium é fantástico, mostrando a massificação da sociedade até o ponto da emoção e mostrando talvez um futuro da humanidade.

2 comentários:

Cristiane Soares disse...

Muito obigado por se preocupar com os outros e colocar as suas idéias compartilhando e esclarecendo assim dúvidas de todos. Tbém sou estudente de Comunicação e estava a procura de alguma idéia sobre o filme equilibrium e sua postagem contribuiu bastante com meu trabalho. Muito grata!!!!!!!!!

Ablon disse...

Ferros Para Construção

Resenha de Livros